Por que decidi ajudar você a se tornar programador(a)?

Carreira
16 de novembro de 2020

Eu sei que você já deve ter pensado em desistir, por se sentir estagnado e não saber como aplicar o que você vê durante as aulas da faculdade em seus projetos. Mas não desista! Eu já passei por esse mesmo problema e sei que as vezes precisamos dar uma nova chance e insistir em nós mesmos.

Meu nome é Daniel Moreira, tenho 28 anos, e sou Engenheiro de Software. Eu sempre gostei muito de informática. Me recordo que, enquanto criança, eu assistia TV e via pessoas usando um computador e tinha o sonho de ter um computador, pois eu achava tudo isso muito mágico. Mesmo sendo algo um pouco caro para a época, ganhei meu primeiro computador do meu pai quando eu tinha 8 anos.

Lembro como se fosse hoje da felicidade que senti, enquanto nós estávamos instalando o computador na mesa da cozinha. Mas logo, a euforia deu lugar a frustração logo após liga-lo. Como utilizar um computador? Eu não entendia nada sobre informática, nem digitação.

A internet não era algo tão popular no final da década de 90, e eu não tinha acesso. Com algumas revistas compradas em uma banca de jornal do centro da cidade, eu tentei aprender um pouco sobre como usar alguns programas que vieram instalados, como o Wordpad e o Paint e alguns jogos para crianças. Mas isso ainda não foi o suficiente.

Meu pai percebeu que seria necessário me matricular em um curso de informática. Mesmo com a grana curta ele foi em busca de uma alternativa. Sou de uma cidade do interior de São Paulo, e não havia tantas escolas. A cada tentativa, a resposta era sempre a mesma: "ele é muito novo. Não vai conseguir acompanhar."
Confesso que fiquei muito triste, pois parecia que meu sonho precisaria ser adiado. Afinal, só conseguia utilizar o computador para fazer alguns desenhos e digitar textos, sabia que era possível fazer mais.

Passado alguns meses, meu pai não havia desistido. Após uma longa conversa com o dono de uma modesta escola de informática ele conseguiu me matricular no curso de informática.

Durante anos eu estudei sobre os mais diversos programas, do Office a Editoração Gráfica, e sempre fui praticando em casa o que aprendi no curso. Nesta época tive a oportunidade de acessar a internet pela primeira vez. Fiquei fascinado! Desde então, percebi que era ali onde o futuro estava.

Usando alguns recursos que eu aprendi eu tentei criar meu primeiro site com 13 anos de idade. Era um site para o meu pai, que tinha um grupo de radioamadores. Procurei na internet alguns tutoriais de como aplicar GIFs, letras animadas e músicas, coisa que eu não tinha aprendido no curso, e assim o site ficou pronto.

Apesar do site funcionar na minha máquina, eu não tinha o mesmo resultado quando o publicava: imagens não abriam e nada funcionava. Tentei ajuda de alguns colegas de curso, mas mesmo assim não obtive resultado. Após diversas tentativas acabei desistindo e achei que criar sites não era pra mim.

Continuei me dedicando a estudar mais sobre computação, mas foquei em outros cursos como edição de vídeo, e montagem de computadores. Não era a mesma coisa, sentia que ainda não era essa minha paixão.

Com 15 anos tive a oportunidade de começar a trabalhar como aprendiz na escola que sempre estudei. Foi uma honra pra mim poder ajudar os alunos com o que eu havia aprendido durante todos esses anos.

Nesta época eu tive um desafio de criar um site para escola. Tive medo de que a mesma coisa acontecesse novamente, mas eu estava determinado a não fracassar. Após muita pesquisa e esforço consegui montar o site da escola. Mas ainda eu não estava satisfeito. Percebi que ainda tinha muito o que aprender...

Sempre ouvi dos meus professores e dos meus pais que eu precisava fazer uma faculdade, mas não sabia qual curso escolher. Eu ainda não tinha certeza em como fazer que aquela paixão garantisse meu futuro. Até que um colega de trabalho trouxe um folheto sobre a faculdade que ele estudava. Olhando os cursos disponíveis, eu encontrei o de Sistemas de Informação e ao ler os detalhes eu fui ficando cada vez mais animado. Vi que essa era oportunidade de transformar minha paixão pela internet em uma profissão.

Chegando em casa, falei com os meus pais. Mesmo achando que essa era uma profissão sem chances de crescimento, já que morávamos no interior, eles me incentivaram a prestar o vestibular mesmo sendo em uma faculdade privada. Com muito esforço, meus pais fizeram de tudo para me ajudar a pagar a faculdade, já que meu salário nessa época era bem baixo e não seria possível pagar tudo sozinho.

A faculdade abriu minha mente e me ajudou a entrar de vez para o mundo da programação. Aprendi alguns fundamentos e também o que era preciso para criar aplicações melhores. Era um caminho sem volta!

Após o primeiro ano, passei a criar sites como freelancer, e estava em busca de um estágio na área. Fiquei sabendo sobre um processo seletivo em uma empresa da minha cidade, não pensei duas vezes e enviei meu currículo. Fui selecionado.

Essa etapa foi decisiva para me tornar o profissional que sou hoje. Além de colocar em prática os fundamentos que eu estudei na faculdade, aprendi coisas novas como Ruby on Rails, Versionamento de Código com Git e o trabalho em equipe durante a programação. Eu nunca parei de evoluir e aprender novas técnicas.

Sempre serei grato pela oportunidade e confiança que depositaram em mim.

Com muito empenho, e uma vontade cada vez maior de aprender coisas novas, fui promovido para líder técnico e depois me tornei arquiteto de software.

Atualmente trabalho sem sair de casa, com o que eu mais gosto de fazer, para uma empresa de outra cidade. Durante esses mais de 8 anos trabalhando com desenvolvimento de software eu tive a chance de palestrar em eventos e também atuar como mentor, auxiliando pessoas que estavam no mesmo projeto que eu, compartilhando minhas experiências, meus erros e acertos.

No início do ano, decidi utilizar tudo o que eu aprendi para ajudar mais pessoas a atingirem seus objetivos e se tornarem excelentes profissionais, fundando a Invenio Tecnologia. Saiba que você também pode contar comigo a transformar a teoria em habilidade prática.

Atualmente, o que te impede de atingir seu sonho?

4 min. de leitura
Top