5 razões para você se tornar um desenvolvedor

Carreira
15 de julho de 2020

Você pode estar se perguntando: "Vale a pena ser desenvolvedor?". Assim como qualquer outra profissão, essa também tem seus desafios e oportunidades.

Eu conversei com diversos profissionais que trabalham na área há vários anos, e separei uma lista de 5 razões para você se tornar um desenvolvedor, que vão além dos sites de empregos, ou matérias sobre a quantidade de vagas que sobram no mercado de T.I.

Em um mundo cada vez mais conectado, usamos serviços e produtos que foram construídos através de centenas de linhas de código, e fazem a diferença no dia-a-dia de milhões de pessoas pelo mundo. Desde a música que ouvimos, até o delivery de comida, tudo é digital.

giphy

Eu poderia optar por algo clichê e transformar esse artigo em um panfleto sobre as oportunidades de se trabalhar de qualquer lugar do mundo, ou sobre as melhores vagas. Mas não, os motivos não incluem ganhar mais dinheiro. Eu poderia usá-lo como justificativa para diversas profissões, mas eu acredito que estamos falando de algo mais profundo. É sobre gostar do que se faz.

É claro que o dinheiro sempre pode ajudar você a atingir um objetivo, como viajar pelo mundo ou comprar uma casa, por exemplo.

Se avaliarmos bem, todas as grandes personalidades do mundo dos negócios têm algo em comum: paixão por aquilo que criaram e muita determinação. Devido a isso, conseguiram inovar e mudar seus respectivos mercados, mesmo com todos os obstáculos que encontraram no decorrer do caminho.

Mas, afinal quais os motivos para você se tornar programador?

Gostar de desafios

Programação é algo que pode ser aprendido em etapas. Mas desafiar-se é algo que vai te motivar a superar seus limites e aprender cada vez mais. Como sempre existem novidades sobre programação, é uma aprendizagem constante.

(Inclusive enquanto você está lendo esse artigo, uma nova tecnologia está sendo desenvolvida)

Sempre me lembro da frase: Programar não fica mais fácil com o tempo. Você se torna um programador melhor.

É quase como jogar videogame: A cada novo desafio, você aprende algo novo e melhora suas habilidades. E assim, você sobe de nível, e tentar algo mais desafiador.

Programação não é algo muito trivial. Mas com foco, paciência e determinação você vai longe!

Ser curioso

Quando era criança, eu já desmontei alguns brinquedos pra ver como eles funcionavam, e imagino que você tenha feito algo parecido, ou tenha tido vontade.

Para ser um desenvolvedor, ou desenvolvedora, de sucesso é essencial que você tenha interesse em entender como as coisas funcionam. Essa característica vai te ajudar a assimilar alguns conceitos de forma mais fácil, e rápida. Isso pode ajudar muito na hora de procurar erros em seu código, ou ajudar um colega de equipe a faze-lo.

Ser comunicativo

Nos dias atuais é pouco provável, por menor que seja o projeto, que você trabalhe totalmente sozinho. Sempre vai haver algum ponto de comunicação necessário, seja com a sua equipe, com o cliente, ou até mesmo para negociar um prazo melhor e expor suas dificuldades.

Você já deve ter percebido que o trabalho de um desenvolvedor vai além da escrita de código-fonte. Durante esses anos trabalhando como desenvolvedor eu percebi que isso consiste, indiretamente, na maior parte do tempo que gastamos. Ao lado de debugar o código, é claro!

giphy

Essa habilidade pode ser trabalhada, assim como as demais, mas é um diferencial bem legal. Pois assim você será capaz de além de fazer as perguntas certas, analisar as situações por outro ponto de vista.

Ser preguiçoso

Esse pode parecer estranho, mas não o que você está pensando!

Você já deve ter se perguntado alguma vez: "Isso não poderia ser menos burocrático?" ou "Isso poderia ser automatizado?". As maiores inovações que aconteceram foram criadas por pessoas que insatisfeitas com o estado atual, e que resolveram construir uma solução diferente para os problemas de sempre. Essa é uma das motivações por trás de exemplos que vão desde a criação de um banco digital, como o Nubank, até mesmo a criação de computadores pessoais com interface gráfica, feita pela Apple e pela Microsoft.

Mas não precisa ir longe. Você pode começar com pequenas coisas, como planilhas intermináveis em Excel e documentos repetitivos de Word que são preenchidos da mesma forma, com os mesmos tipos de informação, transformando-as em um aplicativo ou um website.

Se não fosse essa busca por eficiência, provavelmente não teríamos um smartphone, como esse que você está usando.

Gostar de construir soluções

Tem uma coisa que me faz ficar motivado diariamente, mesmo trabalhando como desenvolvedor há vários anos: Saber que aquela aplicação que estou ajudando a construir vai ser usado por alguém, e vai fazer a diferença no dia-a-dia dessa pessoa.

Os projetos de software, como você já deve saber, envolvem diversas etapas. Mas nenhuma é mais gratificante do que a sensação de dever cumprido ao entregar o projeto e ver como isso impacta positivamente a vida de quem acessa seu site ou aplicativo.

Até a próxima!

4 min. de leitura
Top