Utilizaremos o Ubuntu pois esta é uma das distribuições Linux mais fáceis de usar, com muita documentação e amplo apoio da comunidade. Sendo assim, é ótima para começar.
O Linux é uma excelente escolha como base para montarmos nosso ambiente de desenvolvimento, afinal existe uma grande chance que o código que você escreve seja executado em um servidor Linux, quando estiver publicado.
Atenção: Ė importante que todos os passos a seguir sejam executados com o usuário que você utilizará durante o desenvolvimento. Este deve ser um superusuário, para que seja possível executar comandos restritos. Em outras palavras, seu usuário deverá fazer parte do grupo sudo.
Instalando as dependências
sudo apt-get update
sudo apt-get install -y git-core zlib1g-dev build-essential libssl-dev libreadline-dev libyaml-dev libsqlite3-dev sqlite3 libxml2-dev libxslt1-dev libcurl4-openssl-dev software-properties-common libffi-dev curl
Para garantir que tenhamos tudo necessário para o suporte ao Webpack no Rails, vamos precisar instalar o Node.js e o Yarn. Como queremos uma versão mais atual, não vamos instalar diretamente do apt-get. Vamos utilizar gerenciadores de versão, tanto para o Node.js quanto para o Ruby. Além de prático, isso permite trocar a versão a ser utilizada por um projeto em específico, se necessário.
Instalar o Node.js e o Yarn via NVM
Se você precisa desenvolver uma interface para seu projeto, bem provavelmente você vai precisar do Node.js. Sendo assim, a primeira coisa que precisa fazer é garantir que o gerenciador de versões do node esteja instalado.
Para instalar nvm vamos executar o script. Você pode baixar e executar o script manualmente, mas há uma alternativa mais simples. Basta usar o seguinte comando cURL no terminal:
curl -o- https://raw.githubusercontent.com/nvm-sh/nvm/v0.39.1/install.sh | bash
A execução do comando acima baixa um script e o executa. O script irá clonar o repositório nvm para o diretório .nvm, no diretório de seu usuário, e adicionará linhas no arquivo de perfil, de seu shell. Sendo assim é necessário recarregar o terminal. Dentre as diversas formas de realizar tal ação, vamos optar por fechar e abrir o terminal novamente.
Se tudo estiver ok, ao digitar o comando nvm ls-remote será possível obter a lista de versões disponíveis do Node.js para instalação. Vamos optar por uma versão LTS (long-term support) dada sua estabilidade e atualização de brechas. Conforme apresentado na imagem abaixo, a última versão LTS do Node.js é v12.17.0.

Sendo assim, precisamos do comando que permite instalar a versão desejada do Node.js, conforme a seguir:
nvm install 12.17.0
Agora precisamos indicar para o nvm que desejamos usar a versão que acabamos de instalar. Sendo assim execute os comandos abaixo:
nvm use 12.17.0
nvm alias default 12.17.0
É ideal mantermos sempre atualizado o gerenciador de dependências do Node NPM. Vamos aproveitar e utilizá-lo para instalar o YARN, dependência necessária para projetos em Rails que utilize a gem Webpacker.
npm i -g npm
npm i -g yarn
Se você executou os passos até aqui, seu computador está preparado para o desenvolvimento de aplicações reativas com o Vue.js e o Nuxt. Nossa próxima etapa é instalar e configurar o Ruby.
Instalar o Ruby via RVM
Assim como fizemos a instalação do Node.js utilizando o NVM, vamos instalar um gerenciador de versões para Ruby, o Rbenv.
A instalação é um processo simples de duas etapas. Primeiro você instala o rbenv
e depois o ruby-build
:
cd
git clone https://github.com/rbenv/rbenv.git ~/.rbenv
echo 'export PATH="$HOME/.rbenv/bin:$PATH"' >> ~/.bashrc
echo 'eval "$(rbenv init -)"' >> ~/.bashrc
exec $SHELL
git clone https://github.com/rbenv/ruby-build.git ~/.rbenv/plugins/ruby-build
echo 'export PATH="$HOME/.rbenv/plugins/ruby-build/bin:$PATH"' >> ~/.bashrc
exec $SHELL
Agora, é necessário instalar a última versão do Ruby disponível (3.0.3) e defini-la como versão padrão, executando os seguintes comandos:
rbenv install 3.0.3
rbenv global 3.0.3
Caso queira identificar se o Ruby foi instalado corretamente, basta digitar o comando ruby -v e o terminal irá exibir a versão atual do Ruby: 2.7.1.
Nossa última etapa para a seguinte utilização do Ruby é garantir que o bundler esteja instalado. Vamos aproveitar e instalar a última versão estável do Rails.
gem install bundler
gem install rails
Pronto! Agora é hora de transformar as ideias de projeto com muito entusiasmo, em código-fonte.
Até a próxima! ??♂️