Há algum tempo, fiz um Reels seguindo uma trend do Instagram. Eu resolvi fazer discordando do que considero o maior tabú da programação: "Pra aprender a programar precisa saber inglês".
Vendo os comentários, me deparei com pessoas que, naturalmente, não concordaram com minha opinião.
Nossa, do jeito que o mundo tá, em 2021 a pessoa não saber inglês aí é complicado mesmo.
Então, pensando sobre isso, eu resolvi reafirmar meu posicionamento: Você não pode adiar a seu futuro na programação só porque você não sabe inglês.
Moramos num país de dimensões continentais, onde cada estado brasileiro tem o tamanho de um país da Europa. Mas nossa realidade é muito diferente dos países europeus.
Sei que o ensino é, muitas vezes, precário e a oportunidade de aprender um novo idioma não é uma realidade para todos os brasileiros.
De fato, saber inglês te dá acesso a muito mais informação. Afinal, essa é a língua mais falada do mundo! Mas isso não é um pre-requisito para você ingressar no mundo da programação.
Eu já contei aqui como aprender a programar mudou a minha vida de forma definitiva. Mas quando eu comecei, eu não sabia inglês. Meu conhecimento quando estudava HTML e PHP se limitava ao verbo TO BE aprendido nas aulas da escola.
Utilizando sites em português e lendo alguns livros de autores nacionais eu consegui aprender o essencial de cada tecnologia e ganhar como desenvolvedor web, criando sites e fazendo alguns "freelas" para uma agência de publicidade.
Eu sei que não sou uma exceção a regra. Tive colegas de trabalho que também tiveram histórias similares.
Nesse vídeo do canal da Invenio, eu elenquei diversos motivos para você aprender a programar, e com certeza o salário é um deles. Afinal, é na programação que existem as melhores oportunidades salariais entre as profissões que demandam cada vez mais profissionais.
Programar exige aprendizado constante, mas tem uma vantagem única. Enquanto se vai conquistando experiência como programador, é possível ganhar dinheiro construindo sites ou ferramentas que resolvem o problema reais de pessoas Brasil afora. Tudo na programação é um processo de melhoria constante!
Muitas pessoas esperam a segunda-feira para começar uma dieta, ou uma rotina de treinos regulares, para mudar de vida. Mas às vezes a segunda-feira nunca chega, vai sendo adiada indefinidamente. "Na próxima semana eu começo", dizem.
Então, a melhor dica que eu posso te dar é comece agora mesmo, antes mesmo de estar pronto. Não espere saber um novo idioma, ter condições para comprar um computador melhor ou a chance de ingressar numa faculdade para aprender a programar. Comece com o que você tem.
Não me orgulho em dizer que não sabia inglês quando comecei, mesmo sabendo o quanto isso era importante para qualquer área que escolhesse trabalhar. Mas isso não me impediu de mudar de vida, e disso tenho orgulho.
Ter um emprego melhor é a porta para mudar sua vida para melhor, e ainda ajudar quem se ama. Abrir mão disso é uma forma cruel de traçar seu futuro.
Eu sei que haverão dificuldades, obstáculos e desafios durante toda sua jornada. Não desista! Tudo que você está construindo é a chave para a vida dos sonhos. Mas saiba que você não está sozinho.
Quero te ajudar a conseguir seu primeiro emprego como programador web. Então, eu assumi o compromisso de compartilhar tudo que eu aprendi durante todos esses anos como programador.
Todas as quintas, as 17h30, temos um encontro marcado onde vou te ajudar a criar seus primeiros projetos web, e assim conseguir o emprego que você tanto quer.
Te espero lá!